maio 2024
D S T Q Q S S
     
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Pouso Redondo

HISTÓRIA

Por que o nome de Pouso Redondo?

O nome de Pouso Redondo deu-se pelo fato de no século XIX ter sido um local de passagem de tropas de gado conduzida por tropeiros que saíam da região dos campos de Lages, Curitibanos e do Rio Grande do Sul, dirigindo-se descendo a serra para Ibirama, Blumenau e Itajaí.

O lugar acabou tornando-se parada obrigatória para esses viajantes, pelo fato de estar a meio caminho dos campos serranos e da região litorânea, pois o descanso das tropas era levado muito a sério, e durante a viagem as paradas deveriam ser feitas a uma distância regular para não comprometer a tropilha.

Enquanto o gado descansava, os tropeiros organizavam o lugar de pouso, tomavam chimarrão, preparavam o arroz de carreteiro, o churrasco e o revirado que traziam para alimentação.

Desse local de pouso, de forma arredondada, surgiu o topônimo de Pouso Redondo. A pequena vila que ali se formou com esse nome estava aproximadamente 2,5 Km da atual cidade. Onde hoje está a cidade, formou-se uma pequena vila que levou o nome de “Barreira”, pois na segunda metade da década de 20, o Governo do Estado ordenou que ali fosse criada uma barreira para arrecadação de tributos, pois consistia uma passagem obrigatória para quem tomasse direção à Serra ou ao Litoral. Com o passar dos anos, o crescimento habitacional foi maior na barreira, atraindo para ali a sede do distrito criado em 1933 com o nome de Pouso Redondo.

Saiba mais

Em 1931, Pouso Redondo tornou-se Distrito de Rio do Sul, sendo que no ano de 1958 aconteceu a emancipação política.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Construída em 1958.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Construída em 1958.

Localizada às margens da BR 470, o município guarda características da história da sua colonização.

A Festa do Tropeiro idealizada com o objetivo de resgatar os valores e as tradições do município destaca-se pela TROPEADA (cavalgada seguindo as rotas de trilhas antigas em homenagem aos tropeiros).

Vista aérea do Centro de Eventos de Pouso Redondo.

Vista aérea do Centro de Eventos de Pouso Redondo.

Com valores culturais diversificados frutos da miscigenação étnica, Pouso Redondo tem na casa da Família Vendramim, única da década de 30, traços da colonização que resistem ao tempo.

Saiba mais